Postagens populares

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Compactando arquivos em várias partes com Winrar

Olá a todos, muitas pessoas ainda tem dúvidas de como fazer vários arquivos com tamanho definidos a partir de um único arquivo. Este tipo de técnica serve para distribuir um único ou vários arquivos em outros arquivos de tamanhos pré-definidos para ser usado em midias como disquete, cd, etc.

Quando você precisa gravar algo em um disquete e exceda a capacidade você pode dividir este arquivo em dois para coloca-lo em um segundo disquete. Veja abaixo como é fácil de se fazer utilizando o Winrar.

  1. Primeiramente escolha o arquivo de sua preferência.
    compactando_arquivos_em_varias_partes_com_winrar_001
  2. Após escolhe, dê um clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Adicionar para arquivo…”.
    compactando_arquivos_em_varias_partes_com_winrar_002
  3. Vai abrir esta janela com várias opções, explicarei a maioria dessas em um outro passo a passo, por enquanto vamos apenas compactar o arquivo. Selecionamos a extensão .RAR que é a do próprio Winrar.
    compactando_arquivos_em_varias_partes_com_winrar_003
  4. Para uma boa compactação vamos selecionar o “Metódo de compressão” para “Ótimo”, se for arquivos muito grandes ou que já foram compactados de alguma forma você pode escolher a opção “Armazenar”, porque além de ser mais rápida ela não compacta o arquivo.
    compactando_arquivos_em_varias_partes_com_winrar_004
  5. Após definir a forma como quer comprimir o arquivo vamos passar o tamanho do arquivo em bytes, coloquei o número 1000000 que em KB dá algo em torno de 977KB, quase 1 mega. Após definir o tamanho vamos clicar em “OK”.
    compactando_arquivos_em_varias_partes_com_winrar_005
  6. Nesta janela você pode ver o andamento da compactação, pode cancelar caso ocorra algum erro ou até mesmo selecionar o “Metódo de compressão”.
    compactando_arquivos_em_varias_partes_com_winrar_006
  7. Após terminar a compactação, ele vai gerar na mesma pasta em que compactou o arquivo vários arquivos extensão part#.rar (Troque o # pelo número do arquivo em sequência). Agora é só gravar na midia desejada.
    compactando_arquivos_em_varias_partes_com_winrar_007
  8. Caso você queira extrair os arquivos é só dar um clique com o botão direito do mouse em qualquer um deles e selecionar a opção “Extrair arquivo”. Pronto, você aprendeu a dividir um arquivo em vários outros.
    compactando_arquivos_em_varias_partes_com_winrar_008

Nenhum comentário:

Postar um comentário